Sistemas de impressão: conheça os principais tipos

Mesmo que você já tenha um certo conhecimento na área gráfica, são tantos sistemas de impressão que muitas vezes não lembramos as características de cabeça. E antes de elaborar um projeto gráfico, é importante pensar nos sistemas de impressão considerando os tipos de papel, cores e acabamentos, pois sempre terá uma forma para cada necessidade.

Por isso, listamos abaixo os principais sistemas de impressão para que você fique por dentro e saiba oferecer a melhor opção para os clientes.

Principais tipos de sistemas de impressão

Offset

É um dos sistemas de impressão mais utilizados no mercado gráfico e também aqui na Quatrocor. Entre suas características estão a possibilidade de altas tiragens, uso de cores especiais, além de excelente definição. No offset, utiliza-se matriz de chapa de alumínio para reprodução e tintas à base de óleo. Pode ser utilizado na impressão de revistas, livros, papelaria e materiais promocionais diversos.

Digital

Utilizado para baixas tiragens e com dados variáveis (até uma cópia se for preciso), é um sistema moderno e rápido com excelente definição. A imagem é reproduzida a partir de dados digitais do computador enviados diretamente para a impressora. Permite imprimir diversos tamanhos e em vários tipos de papel, utiliza-se tintas ou toners e possui secagem rápida. O digital é um dos sistemas de impressão que pode ser usado para materiais promocionais em geral, bonecos e impressos personalizados. Aqui na Quatrocor você também pode contar com essa tecnologia.

Rotogravura

Um dos sistemas de impressão que é utilizado, na maioria dos casos, para altas tiragens e principalmente para impressão de embalagens flexíveis. É um sistema que possui alta qualidade de impressão e tinta líquida de secagem rápida. Os cilindros de impressão possuem grande durabilidade e são gravados em relevo baixo. Além de embalagens, a rotogravura também é utilizada no ramo editorial, para tiragens muito altas. Um cilindro pode alcançar até 10 milhões de impressões, enquanto um clichê de fotopolímero (flexografia) chega em 1 milhão e offset em 500.000.

Flexografia

Processo de impressão que utiliza clichê de fotopolímero em alto relevo e tintas líquidas de secagem rápida, voltado para altas tiragens. Pode ser usado em diversos segmentos, desde embalagens a etiquetas. Um dos sistemas de impressão que evoluiu muito com o passar do tempo e, hoje em dia, consegue-se alcançar alta qualidade de impressão. O maior crescimento deste sistema encontra-se no ramo das embalagens flexíveis (celofane, polietileno, polipropileno, nylon, poliéster, alumínio, papel etc.), etiquetas e rótulos autoadesivos e embalagens de papelão ondulado.

Serigrafia ou Silk Screen

Na serigrafia, a matriz é gravada em uma tela que é colocada sobre uma moldura na qual a tinta é vazada por um rodo. Possui variedade de suporte e aplicações e traz melhores resultados com traços e vetores. Pode ser utilizada na impressão de camisetas, canetas, vidros, madeiras dentre outros materiais e nas mais variadas espessuras e tamanhos.

Tampografia

Sistema que usa um clichê em baixo relevo. A imagem é passada da matriz para o suporte por meio de um tampão (espécie de almofada) que pode ter diversos formatos. Um dos sistemas de impressão muito utilizado em superfícies irregulares, gravação de peças, papelão e objetos como canetas, pen drives dentre outros. É mais usado no ramo de brindes personalizados.

E se você ainda possui alguma dúvida sobre quais sistemas de impressão usar, entre em contato conosco. Na Quatrocor temos diversos especialistas que podem te dar dicas sobre os sistemas de impressão mais adequados de acordo com a sua necessidade. Confira nosso portfólio.

Aprenda a montar o material
perfeito para o seu negócio!

Solicite um orçamento

Abrir bate-papo
1
Fale com a Quatrocor
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?